.gif)
Entre outras exigências, para obter sua classificação indicativa, o conteúdo dos programas deve ser visto e avaliado antes de ir ao ar. Serão funcionários do Ministério da Justiça, auxiliados por estagiários. O Manual de Classificação Indicativa tem um alto teor de dirigismo cultura. Um exemplo de sua fragilidade é oferecido pela seguinte passagem, que define "comportamentos repreensíveis e não desejáveis". Diz o manual: "São contextos/cenas/diálogos que exemplificam, valorizam ou estimulam comportamentos tais como irresponsabilidade, egoísmo, desonestidade, desrespeito para com os demais, manipulação, preconceito, ameaça, fuga de conflitos - sem que, ao mesmo tempo, haja uma clara mensagem de repúdio a essas práticas." A frase, em sua vaga e quase infinita abrangência, equivale a uma sentença de morte proferida contra doa e qualquer modalidade de trama.
Carlitos, o imortal vagabundo criado por Charles Chaplin, ou o atormentado Hamlet, de William Shakespeare, dificilmente sobreviveria a tal crivo. (fonte: Época - abril/2007)
2 comentários:
Engraçado essa frase, eles não querem que as crianças cresçam manipuladoras, mas já na infância tem que conviver com esse tipo de manipulação. Muito irônico.
Postar um comentário