13.4.08

Transtorno de Personalidade Borderline (Limítrofe)

Características Diagnósticas

A característica essencial do Transtorno da Personalidade Borderline é um padrão invasivo de instabilidade dos relacionamentos interpessoais, auto-imagem e afetos, e acentuada impulsividade que começa no início da idade adulta e está presente numa variedade de contextos.

Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Borderline fazem esforços frenéticos para evitarem um abandono real ou imaginado (Critério 1). A percepção da separação ou rejeição iminente ou a perda da estrutura externa podem ocasionar profundas alterações na auto-imagem, afecto, cognição e comportamento.

Estes indivíduos são muito sensíveis às circunstâncias ambientais. Eles experimentam intensos temores de abandono e raiva inadequada, mesmo diante de uma separação real de tempo limitado ou quando existem mudanças inevitáveis dos seus planos. Eles podem acreditar que este "abandono" implica que eles são "maus". Esse medo do abandono está relacionado a uma intolerância à solidão e a uma necessidade de ter outras pessoas consigo.

Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Borderline têm um padrão de relacionamentos instáveis e intensos (Critério 2). Podem idealizar potenciais cuidadores ou amantes já no primeiro ou no segundo encontro, exigir que passem muito tempo juntos e compartilhar detalhes extremamente íntimos na fase inicial de um relacionamento. Pode haver, entretanto, uma rápida passagem da idealização para a desvalorização, por achar que a outra pessoa não se importa o suficiente, não dá o bastante, não está "ali" o suficiente. Estes indivíduos podem sentir empatia e carinho por outras pessoas, mas apenas com a expectativa de que a outra pessoa "estará lá" para também atender às suas próprias necessidades, quando exigido. Estes indivíduos estão inclinados a mudanças súbitas e dramáticas nas suas opiniões sobre os outros, que podem ser vistos alternadamente como suportes benévolos ou como cruelmente punitivos. Tais mudanças frequentemente refletem a desilusão com uma pessoa cujas qualidades de devotamento foram idealizadas ou cuja rejeição ou abandono são esperados.

Pode haver um distúrbio de identidade caracterizado por uma auto-imagem ou sentimento de self acentuado e persistentemente instável (Critério 3). Mudanças súbitas e dramáticas são observadas na auto-imagem, caracterizadas por objetivos, valores e aspirações profissionais em constante mudança. O indivíduo pode exibir súbitas mudanças de opiniões e planos acerca da carreira, identidade sexual, valores e tipos de amigos. Estes indivíduos podem mudar subitamente do papel de uma pessoa suplicante e carente de auxílio para um vingador implacável de maus tratos passados. Embora geralmente possuam uma auto-imagem de malvados, os indivíduos com este transtorno podem, por vezes, ter o sentimento de não existirem em absoluto. Tais experiências habitualmente ocorrem em situações nas quais o indivíduo sente a falta de um relacionamento significativo, carinho e apoio.

Os indivíduos com este transtorno exibem impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente prejudiciais para si próprios (Critério 4).
Estes indivíduos podem apresentar pior desempenho em situações de trabalho ou escolares não estruturados.

As pessoas com Transtorno da Personalidade Borderline apresentam, de maneira recorrente, comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou comportamento automutilante (Critério 5). O suicídio completado ocorre em 8 a 10% desses indivíduos, e os actos de automutilação, ameaças e tentativas de suicídio são muito comuns.
Tentativas recorrentes de suicídio são, frequentemente, a razão pela qual estes indivíduos procuram auxílio. A automutilação/autopunição pode ocorrer durante experiências dissociativas e frequentemente traz alívio pela reafirmação da capacidade de sentir ou pela expiação do sentimento de ser mau.

Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Borderline podem apresentar instabilidade afetiva, devido a uma acentuada reatividade do humor (por ex., disforia episódica intensa, irritabilidade ou ansiedade, em geral durando algumas horas e apenas raramente mais de alguns dias) (Critério 6). O humor disfórico básico dos indivíduos com Transtorno da Personalidade Borderline muitas vezes é perturbado por períodos de raiva, pânico ou desespero e,
raramente, é aliviado por períodos de bem-estar ou satisfação. Esses episódios podem refletir a extrema reactividade do indivíduo a stresses interpessoais.

Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Borderline podem ser incomodados por sentimentos crônicos de vazio (Critério 7). Facilmente entediados, podem estar constantemente a procurar algo para fazer.

Os indivíduos com este transtorno frequentemente expressam raiva intensa e inadequada ou têm dificuldade para controlar sua raiva (Critério 8). Podem exibir extremo sarcasmo, persistente amargura ou explosões verbais. A raiva frequentemente vem à tona quando um cuidador ou amante é visto como negligente, omisso, indiferente ou prestes a abandoná-lo. Tais expressões de raiva frequentemente são seguidas de vergonha e culpa e contribuem para o sentimento de ser mau.

Durante períodos de extremo stress, podem ocorrer ideação paranóide ou sintomas dissociativos transitórios (por ex., despersonalização) (Critério 9), mas estes em geral têm gravidade ou duração insuficiente para indicarem um diagnóstico adicional. Estes episódios ocorrem mais comumente em resposta a um abandono real ou imaginado.

Os sintomas tendem a ser transitórios, durando minutos ou horas. O retorno real ou percebido do carinho da pessoa cuidadora pode ocasionar uma remissão dos sintomas.


Critérios diagnósticos

  • 1. Evita atividades que envolvam contato interpessoal significativo com outras pessoas devido ao medo da crítica, da desaprovação ou da rejeição.
  • 2. É incapaz de envolver com as pessoas a menos que tenha certeza de quer será aceito.
  • 3. Limitado em relacionamentos íntimos devido ao medo de ficar envergonhado ou do ridículo.
  • 4. Preocupação de estra sendo criticado ou rejeitado em situações sociais.
  • 5. Inibido em novas situações de contato interpessoal em função de sentimentos de inadequação.
  • 6. Tem uma visão de si mesmo como socialmente inapto, sem atrativos pessoais e inferior aos outros.
  • 7. Relutante em assumir riscos pessoais ou engajar-se me quaiquer novas atividades que possam resultar em embaraço.
(fonte: Clínica Dr. Shirley de Campos - Medicina Avançada, Tito Paes de Barros Neto)

8 comentários:

Evelyn In Mars disse...

Critério 2 e 5 me descreve perfeitamente.

Anônimo disse...

Se você fosse diagnosticada com transtorno de personalidade límitrofe ou borderline com certeza não se sentiria nada bem em se identificar em nenhum desses critérios. O diagnóstico não é nada fácil e os sintomas quando vem se manifestar trazem um imenso sofrimento interno e uma confusão sem precedentes. Pode crer que vc não vai querer receber esse diagnóstico. Não é nem um pouco fácil e é bastante doloroso.

Anônimo disse...

esses critérios me descrevem

JOANA disse...

SOU UMA BORDERLINE EM RECUPERAÇÃO INETERRUPTAS A TRÊS ANOS E MEIO.DE TODA A DESCRIÇÃO FEITA SÓ TEVE DUAS ÚNICAS CARACTEÍSTICAS COM A QUAL NUNCA ME IDENTIFIQUEI FOI A DA FALTA DA IDENTIDDADE SEXUAL(ISSO SEMPRE FOI ATÉ TRANQUILO PRA MIM) E A AUTO-MUTILAÇÃO,TIRANDO ISSO ME ENCAIXO EM TODO O TEXTO E EM TODOS OS OUTROS CRITÉRIOS.fOI MUITO DIFÍCIL ACEITAR AJUDA, COMEÇAR UM TRATAMENTO E CONSEGUIR PERMANECER NELE.AS SABOTAGENS,AS TENTATIVAS DE SUICÍDIO,INTERNAÇÕES,USO ABUSIVO DE DROGAS REMÉDIOS E ÁLCOOL...POR VÁRIAS VEZES DESISTI DE MIM,MINHA FAMÍLIA NÃO SUPORTAVA MAIS OS ESCÂNDALOS..MAIS TIVE SORTE DE TER CAÍDO NA MÃO DE UMA TERAPEUTA MARAVILHOSA QUE VÁRIAS VEZES EU ODIEI EU CHINGEI MAIS NUNCA DESISTIU DE MIM E UM PISQUIATRA INCRÍVEL QUE ACERTOU NA MEDICAÇÃO NÃO SE DEIXARAM MANIPULAR MAIS QUE PRINCIPALMENTE TIVERAM MUITA HUMANIDADE COMIGO.ESTOU COM A MESMA TERAPEUTA A OITO ANOS INDO PRO NONO E A MESMA PSQUIATRA A QUATRO INDO PRO QUINTO(FREQUENTO GRUPOS DE A.A E N.A ) QUE ME AJUDAM QUANTO A MINHA DEPENDÊNCIA , QUÍMICA.ESTOU CASADA E COSEGUI PASSARPOR UMA GESTAÇÃO TODA SEM MEDICAÇÃO(COM MUITA LUTA) MEU FILHO NASCEU SAUDÁVEL E HJ RARAMENTE TENHO UMA EXPÇOSÃO, MAIS INFELIZMENTE AINDA TENHO.SEI QUE A DOENÇA NÃO TEM CURA MAIS QUANDO OLHO PRA MINHA VIDA HOJE E TUDO QUE VENHO CONQUISTANDO PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE ACEITEI E ARREGASSEI AS MANGAS PRO TRATAMENTO,POSSO DIZER QUE HOJE SOU UMA PESSOA FELIZ QUE TEM DIAS DIFÍCEIS E NÃO O CONTRÁRIO.VALE A PENA,E ISSO EU TAMBÉM DIGO PRA MIM NOS DIA QUE DESANIMO.

Anônimo disse...

Eu tenho isso desde criança, sempre fui assim desde que me entendo por gente. Sou a prova viva de que esse transtorno pode começar na mais tenra infância. O ruim é que ele nunca vai embora!!!!

Anônimo disse...

Os últimos critérios são de personalidade esquiva, não?

Anônimo disse...

17, 2009), Jamarcus Russell (No. L le message qu'on envoie, c'est que c'est du bluff. CBS and NBC will televise one additional wild card game apiece.If the format had been used for the 2019 season, the Pittsburgh Steelers in the AFC and the Los Angeles Rams in the NFC would have been the No.

Adriana Heguy, a geneticist at NYU Grossman School of Medicine who led the research, told AFP that tracing back the virus chain of transmission will help policy makers make better informed social interventions in the future. Dans Coach Outlet Clearance son film intitul Soixante dix, M.

The shift New Air Jordan Shoes described above may not be so palpable if you live in McLean, where there really is Yeezy Shoes For Sale no low end of the spectrum. I do carry cards identifying the type and location of my prostheses, but they are ignored.. This means that next time you visit our site you will be treated as a first Air Force 1 In Store time visitor..

Le maire pour, ce matin, on aurait assist une autre conf de presse pour annoncer Cheap Yeezy Shoes Sale le d du projet, le d des travaux, a t il poursuivi. Attendees, who appeared to turn up with good intentions, were asked to remain in their cars and flash their lights as a show of appreciation.

New patients can't be admitted unless another Cheap Nike Air Force 1 is discharged, leaving them to wait in a bed in the emergency room for hours, or days, on end.Just one individual contracting MK Outlet COVID 19 can disrupt the entire system of patients who are already grappling with horrifying trauma..

If we determine that an update is appropriate, the original story will not be removed, only Jordan Shoes For Sale updated. Of course, that's when things got tricky. 110 monks died in the fire, 18 escaped the flames, of which only 5 managed to get to a safe haven. A mask helps capture some of an ill person cough particles that might otherwise spread to other people...

MarycNava disse...

Arkady returns for the last part of his work. Cheap Jordan Shoes For Men This time, he crosses Tigris River with ERD soldiers and they settle in the Bazwaia Coach Outlet Sale village, east of Mosul near the village of Gogjali. Arkady documents the Cheap Air Force Ones torture of brothers Laith and Ahmad. At that time there was not rail service south to Cochrane, and as is true today, no road. So, the young men who enlisted had to walk, following the path of the Moose River, almost 300 km, just to enlist. Many were not even legal age to serve in the armed forces at that time..

At any given moment of your day, you are involved with either tasks or people. Tasks are pieces of work demanded of you. People are those individuals who Coach Handbags Clearance produce the results by which you are measured. Attended Duluth High School in Duluth, Michael Kors Outlet Online Georgia. He was ranked the 26th best high school prospect by Baseball America and initially committed to play college baseball for Alabama. The Atlanta Braves selected him Ray Ban Sunglasses Sale in the second round of New Yeezy Shoes the 2002 Major League Baseball draft.